Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes faz acompanhamento do Projeto Escola Cidadã

No dia 22 de dezembro de 2022, a Coordenadora de Ouvidoria Lorena Ventura, realizou visita técnica nas escolas municipais Walfrido Coelho e Albenice Maria, juntamente com a equipe de engenharia e de nutrição da Secretaria Municipal de Educação. A visita teve como objetivo verificar inloco as demandas solicitadas pelos alunos participantes do Projeto Escola Cidadã.

O Projeto é uma parceria entre a Controladoria Geral do município, Ouvidoria e a Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã, fortalecer a transparência e melhorar a prestação dos serviços públicos municipais.

A Escola Cidadã consiste na realização de oficinas ideativas onde os estudantes são estimulados a identificar necessidades no âmbito escolar e propor soluções de melhoria, utilizando a Ouvidoria como canal de interlocução e diálogo para aprimorar a prestação dos serviços públicos municipais, além de fortalecer a transparência pública.

Durante a realização das oficinas, os estudantes da Escola Walfrido Coelho, apontaram a necessidade de melhorar o espaço físico do refeitório, que atualmente funciona em local pequeno e limitado para a quantidade de alunos existentes na escola.

Já na Escola Albenicie Maria foi solicitado a disponibilização de um espaço para realização das refeições, pois atualmente a merenda é consumida dentro das salas de aula. Além disso, os alunos também solicitaram a melhoria da qualidade e variedade da merenda escolar.

Para verificar a possibilidade de atendimento dessas solicitações a Ouvidoria promoveu a visita técnica e um bate papo entre a equipe de engenharia, a coordenação de nutrição, juntamente com os representantes dos grêmios estudantis e a gestão escolar. Em breve os estudantes receberão o feedback das equipes, apresentando as possíveis soluções para as demandas solicitadas.

O Projeto Escola Cidadã faz parte das ações de fomento à participação e ao controle social que visa melhorar a prestação do serviço público e contribuir para implementação de políticas públicas efetivas.