A Ouvidoria Geral do Município (OGM) é a unidade administrativa vinculada à Controladoria Geral do Município, criada em 10 de maio de 2013, por meio de Lei Administrativa nº 015/2013, e regulamentada por meio do Decreto nº 070/2021.
A ouvidoria tem por finalidade coordenar as atividades de ouvidoria,através de um sistema integrado, que possibilite receber sugestões, elogios, reclamações, solicitações edenúncias, sobre o desempenho de órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, visando garantir eampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão einstrumento de controle social e transparência, além de propor melhorias contínuas na prestação doserviço público municipal.
Ressaltamos que a Ouvidoria atua como órgão de 2ª instância, o que significa dizer que o usuário deveráinicialmente procurar o órgão responsável pela execução do serviço, e, na hipótese de não ser atendido, ou não ficar satisfeito com o atendimento, poderá recorrer à Ouvidoria Geral do Município.
Entre as atividades prestadas à sociedade, a Ouvidoria disponibiliza serviços de atendimento aos pedidos de acesso à informação, relacionados à Lei de Acesso a Informação (LAI) e o tratamento das manifestações (Elogio, Reclamações, Solicitações, Denúncias e Sugestões) registradas pelos cidadãos. Além disso, é responsável pela gestão e monitoramento do Portal da Transparência: https://portaldatransparencia.jaboatao.pe.gov.br/.
Compete à Ouvidoria Geral do Município(OGM) exercer, as seguintes atribuições:
I – promover e atuar diretamente na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos,nos termos da legislação de regência;
II – garantir a todos os usuários caráter de sigilo, discrição e fidelidade quanto ao conteúdo eprovidências de suas manifestações;
III – monitorar e avaliar periodicamente a Carta de Serviços ao Usuário do órgão ou entidadea que esteja vinculada;
IV – analisar a qualidade das respostas das manifestações recebidas dos setores quanto àcordialidade, à correção textual e à coerência da resposta, retornando-as ao interlocutor de ouvidoria paraprovidenciar a adequação, no caso de descumprimento de qualquer uma destas exigências;
V – processar informações obtidas por meio das manifestações recebidas e das pesquisas desatisfação realizadas com a finalidade de subsidiar a avaliação dos serviços prestados, em especial parao cumprimento dos compromissos e dos padrões de qualidade de atendimento da Carta de Serviços aoUsuário;
VI – promover políticas de capacitação e treinamento relacionadas às atividades de ouvidoriae de defesa do usuário de serviços públicos;
VII – manter sistema informatizado de uso obrigatório que permita o recebimento, a análise ea resposta das manifestações enviadas às unidades gestoras;
VIII – avaliar anualmente a prestação dos serviços públicos municipais;
IX – difundir a importância da ouvidoria como instrumento de participação e controle social daadministração pública; e,
X – elaborar relatórios mensais das atividades desenvolvidas, dando a devida publicidade.
missão, visão e valores
Missão
Garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta degestão e instrumento de controle social e transparência,além de propor melhorias contínuas na prestaçãodo serviço público.
Visão
Ser referência no Estado em Ouvidoria Pública Municipal, consolidando-se como umórgão ético econfiável na comunicação e articulação entre o cidadão e a gestão municipal.
Valores
A ética, a transparência, o respeito ao cidadão, o comprometimento, a equidade e a paixão em atender bem à população.
NOSSA EQUIPE
A EQUIPE DA OUVIDORIA GERAL
Lorena Ventura
Ouvidora Geral
Contatos:
Telefones: (81) 99422-5177/0800 081 8899
E-mail:lorena.ventura@jaboatao.pe.gov.br
E-mail: [email protected]
Luis Siqueira
Telefone: 0800 081 8899
E-mail: [email protected]
Valderene Alencar
Telefone: 0800 081 8899
E-mail: [email protected]
Thullyo Cezar
Estagiário de Tecnologia da Informação
Mailton Silva
Estagiário da ouvidoria
SERVIÇOS
Registro presencial:
Endereço: Avenida General Barreto de Menezes, Nº 1648, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
Atendimento de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 14h.
Registro por Telefone:
0800-081-8899
(81) 994225177 (WhatsApp).
Atendimento de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]
Aplicativo: Eouve