Linguagem simples: direito do cidadão

⠀⠀⠀Considerando a publicação da Lei Federal nº 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública, as ouvidorias tornaram-se importantes mecanismos de promoção efetiva e estímulo à participação social do cidadão na administração pública.

⠀⠀⠀Para garantir essa participação, é importante atentar para a real necessidade do usuário do serviço público, conhecer o seu perfil e promover formas de comunicação simples, rápida, eficiente, transparente e acima de tudo humanizada.

⠀⠀⠀Neste intuito, a Controladoria Geral do Município, por meio da Ouvidoria realizou a palestra “Linguagem Simples: Direito do Cidadão”, ministrada por Janaína Negreiros, Gerente de Divisão Ministerial de Atendimento e Controle da Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco – MPPE.
A palestra foi direcionada aos servidores da Ouvidoria e aos interlocutores das diversas unidades gestoras do município. Na oportunidade a Ouvidoria apresentou as principais ações e resultados alcançados em 2022.

⠀⠀⠀Para a Controladora Geral Andrea Costa, “adotar a linguagem simples na gestão municipal possibilita uma comunicação acessível e objetiva que aproxima a administração da população, facilitando o acesso das pessoas aos serviços públicos municipais”.