1º Seminário Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas

1º Seminário Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas

Nos próximos dias 31/08 e 1º/09 a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) realizará, no município de Serra Talhada o 1º Seminário de Ouvidorias Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas.

A Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) tem como objetivo consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre os partícipes e demais órgãos e entidades que a ela aderirem, fortalecendo, assim, a ferramenta de transparência pública, ouvidoria e controle social.

Para o alcance desse objetivo, entre algumas ações em andamento, destaca-se a realização de Seminários, cujo objetivo específico é disseminar e fortalecer a Ouvidoria Pública no território pernambucano, com ênfase na criação e consolidação das Ouvidorias Municipais. No planejamento da Rede está a realização de dois Seminários em 2022, sendo o primeiro deles neste mês de agosto e o segundo, em novembro, com local a definir.

Outra ação de destaque da Rede Ouvir no ano de 2022 foi a elaboração do Guia de Implantação de Ouvidorias Municipais, que será lançado no Seminário.

O Seminário ocorrerá no auditório da Faculdade Integrada do Sertão (FIS) e será aberto ao público mediante inscrição.
A programação terá início no dia 31, com palestra às 19h sobre a participação da sociedade na gestão pública por meio da Ouvidoria. A temática será abordada por representante da Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco e Ouvidoria-Geral da União, com mediação da Ouvidoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

No dia seguinte, dia 01/09, teremos um dia inteiro de palestras e debates, que terá início com a palestra “Para que e por que ter uma Ouvidoria”, com representante da Ouvidoria-Geral de Pernambuco e da Ouvidoria da Assembleia Legislativa. Em seguida, Ouvidoras-Gerais dos Municípios de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira apresentarão algumas boas práticas aplicadas nas suas experiências de implantação e manutenção de Ouvidorias Municipais.

O turno da tarde terá início com representantes da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e do Ministério Público de Pernambuco trazendo pontos importantes sobre o fortalecimento da atuação das Ouvidorias Municipais e o Seminário será encerrado com Ouvidoria-Geral da União, Ouvidoria-Geral do Estado e Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco apresentando algumas possibilidades de apoio às Ouvidorias Municipais para estruturação e fortalecimento de suas atividades.

As inscrições poderão ser realizadas pelo link https://doity.com.br/1-seminario-rede-ouvir-pe acessível também no sítio eletrônico da Ouvidoria-Geral do Estado, na seção Rede Ouvir PE/ Seminários, bem como será possível realizar a inscrição diretamente no local.

Atualmente, a Rede Ouvir PE é coordenada pela Ouvidoria-Geral de Pernambuco e tem como integrantes as Ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Pernambuco, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e dos Municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Informações sobre como aderir à Rede Ouvir PE estão disponíveis no sítio eletrônico da Ouvidoria-Geral do Estado, na seção Rede Ouvir PE.