1º Seminário Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas

[dkpdf-button]

1º Seminário Rede Ouvir PE: Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas

A Ouvidoria Geral do Jaboatão dos Guararapes, representada pela Ouvidora Pricylla Lopes,  participou do 1° Seminário Rede Ouvir PE, realizado nos dias 31/08 e 01/09 na cidade de Serra Talhada.

O 1° Seminário teve início no dia 31, com palestras sobre a participação da sociedade na gestão pública por meio das Ouvidorias, sendo ministrada por representantes da Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco e Ouvidoria-Geral da União, com mediação da Ouvidoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
No dia 01/09,  foram debatidos temas sobre a importância da implantação das Ouvidorias com representantes da Ouvidoria-Geral de Pernambuco e da Ouvidoria da Assembleia Legislativa e em seguida, foram apresentadas boas práticas aplicadas nas experiências de implantação e manutenção de Ouvidorias Municipais.

A Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) foi criada em 2019 e tem como objetivo consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre os partícipes e demais órgãos e entidades que a ela aderirem no fortalecimento das Ouvidorias públicas de Pernambuco.

Jaboatão dos Guararapes foi o primeiro município de Pernambuco a aderir a Rede Ouvir-PE, acreditando na importância da Ouvidoria como importante instrumento de participação social, diálogo com a gestão,  transparência e controle social e entendendo que essa participação será enriquecedora para o aprimoramento dos processos de gestão, melhoria no atendimento ao cidadão e da qualidade dos serviços prestados.

A Rede Ouvir PE é coordenada pela Ouvidoria-Geral de Pernambuco e tem como integrantes as Ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Pernambuco, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e dos Municípios de Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros e Caruaru.