Controladoria Geral do Município e Secretaria Executiva de Planejamento realizam ação conjunta nas Unidades de Saúde da Regional 3 no Curado.

No mês de maio, a Controladoria Geral do Município em conjunto com a Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação iniciou o trabalho de verificação e monitoramento dos serviços de saúde no município.

Esta iniciativa faz parte do desdobramento das ações de escuta popular realizada pelo município. A atividade leva em consideração as questões levantadas no Bate Papo Regional, as manifestações registradas na Ouvidoria e as denúncias recebidas através da Corregedoria Geral.

A Corregedoria em conjunto com a Ouvidoria, promoveram visitas às Unidades de Saúde da Família e na Policlínica Manoel Calheiros, localizadas na Regional 3, no bairro do Curado, com objetivo de avaliar à prestação dos serviços de saúde ofertados à população e a identificar necessidade de melhoria.

Durante às visitas, a Corregedoria realizou a análise dos pontos de frequência dos servidores, orientou quanto ao correto preenchimento, além de verificar as condições de estrutura e salubridade para o desenvolvimento das atividades. Em paralelo, a Ouvidoria buscou identificar o cumprimento da Carta de Serviços, constatar in loco as manifestações recorrentes e conversar com os usuários para verificar a satisfação com a prestação dos serviços de saúde ofertados nas unidades.

Após a visita, foi realizada reunião da CGM com a Secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa, para apresentar os resultados compilados e sugerir ações de melhoria.

Dentre os principais pontos identificados, está a necessidade de realização contínua de capacitação para os profissionais de saúde, a disponibilização de canais de atendimento ao cidadão, manutenções na infraestrutura das unidades, além da necessidade de melhorar o processo de gestão e logística de abastecimento das unidades.

É fundamental ressaltar, que esta ação conjunta reflete o compromisso do Prefeito Mano Medeiros em ouvir a população e assegurar qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.