No dia Nacional do Ouvidor, população do Jaboatão dos Guararapes ganha um novo espaço de participação social e escuta cidadã

No Dia 16 de março é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor, a data foi
instituída por meio da Lei 12.632/12, como reconhecimento aos
profissionais que se dedicam a ouvir o cidadão.

Os ouvidores exercem papel importante na comunicação e interlocução
entre a população e as organizações, recebendo sugestões, reclamações
e elogios, no intuito de garantir a qualidade na prestação dos serviços,
mais transparência e o fortalecimento da cidadania.

A Ouvidoria Geral do Jaboatão dos Guararapes foi criada no ano de
2013, e tem como missão Garantir e ampliar o acesso do cidadão na
busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão
e instrumento de controle social e transparência, além de propor
melhorias contínuas na prestação do serviço público.


Nos últimos quatro anos o Prefeito Anderson Ferreira investiu em
melhorias contínuas na Ouvidoria Geral e na Gestão da Transparência do
município. Houve melhorias nos processos de gestão e monitoramento
das manifestações e Pedidos de Acesso à Informação, qualificação
profissional, implantação de um sistema digital para recebimento e
tratamento das demandas, disponibilização de diversos canais de
atendimento como telefone, 0800, site, e-mail, WhatsApp (Conecta
Jaboatão), aplicativo EOuve além do atendimento presencial.


Hoje o órgão passa a funcionar em um novo espaço, buscando atender
ao cidadão de forma mais humanizada e acolhedora, promovendo uma
escuta qualificada e cidadã.

A Ouvidoria Geral funciona de segunda à sexta –feira no horário de 8h às
14h.

Endereço: Av. Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres – Jaboatão dos
Guararapes – CEP: 54.310-310
Telefone: 0800 081 8899 / (81) 3476-6066 / (81) 9.9422-5177
Conecta Jaboatão (WhatsApp) – (81) 99106-3730
E-mail: ouvidoria@jaboatao.pe.gov.br
Site: https://ouvidoria.jaboatao.pe.gov.br/
Aplicativo: Eouve (IOS e Android)

Jaboatão dos Guararapes cresce em Transparência em Ranking Nacional

Investir em transparência e controle social tem sido um dos principais
pilares da gestão do Prefeito Anderson Ferreira.

Desde do ano de 2017, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes por
meio da Controladoria Geral tem intensificado ações para melhorar a
transparência pública e o controle social do município.
Como resultado vem crescendo significativamente nos índices de
transparência nacional e estadual.

Nesta sexta-feira (12/03) a Controladoria Geral da União divulgou o
resultado da Escala Brasil de Transparência. A avaliação busca medir a
transparência pública de estados e municípios brasileiros.

Em 2018, o município obteve nota 8,04 ocupando a 172º colocação. Já
em 2020, obteve a pontuação de 9,39, ficando no 64º lugar entre os
mais de 665 municípios avaliados.

Os dados oficiais mostram que a nota 9,39 foi superior às médias das
cidades pesquisadas (6,85), das capitais (8,73) e dos estados (8,73).
Para alcançar esse resultado o município investiu em um novo Portal da
Transparência, tornando a ferramenta mais acessível para todos,
apresentando o conteúdo de modo simples, com linguagem cidadã de
fácil compreensão por parte do munícipe, além de disponibilizar diversas
informações sobre os gastos públicos municipais.

Para o Prefeito Anderson Ferreira “é cada vez mais necessário que a
gestão municipal invista em transparência, amplie a política de dados
abertos disponibilize informações sobre a gestão pública que sejam de
interesse de toda população, só assim, será possível assegurar uma
gestão mais transparente, efetiva e responsável”.

Ouvidoria Geral e Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade realizam ação de divulgação no transporte complementar do munícipio

Neste mês de março de 2021, a Ouvidoria Geral em parceria com a Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade realizam ação de divulgação dos canais de atendimento da Ouvidoria Geral do Jaboatão dos Guararapes.

A ação vem ocorrendo nas linhas e terminais de transporte complementar e tem como objetivo ampliar a comunicação entre a gestão pública municipal e a população além de fortalecer as ferramentas de participação social.

A população poderá registrar elogios, reclamações, solicitações, denúncias e sugestões de melhorias para os serviços públicos municipais. Os registros poderão ser realizados pelos diversos canais de atendimento da Ouvidoria.

Site: http://jaboataodosguararapes.eouve.com.br

Aplicativo eOuve – Que poderá ser baixado gratuitamente na loja virtual dos sistemas Android e iOS.

Presencialmente: na Av. Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres – Jaboatão dos Guararapes – CEP: 54.310-310.

Telefones: 0800 081 8899

(81) 3476-6066

(81) 9.9422-5177

E-mail: ouvidoria@jaboatao.pe.gov.br

O atendimento ocorre de segunda à sexta de 8h às 14h.

 A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem trabalhando intensamente para garantir a prestação de serviços públicos de qualidade e conta com a colaboração de todos para identificar os pontos da cidade que necessitam de melhorias.

Ouvidoria Geral realiza oficina para construção do planejamento estratégico.

A Ouvidoria Geral do município do Jaboatão dos Guararapes, órgão vinculado à Controladoria Geral do Município, tem como missão “Garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de controle social e transparência, além de propor melhorias contínuas na prestação do serviço público”.

Nesta quarta-feira, (13/01/2021), a Ouvidoria realizou uma oficina com a equipe para construção do planejamento estratégico 2021-2024. O encontro teve como objetivo elaborar e estabelecer novas diretrizes e ações que serão desenvolvidas nos próximos 04 anos.

Na oportunidade foi apresentado o balanço da gestão 2017-2020 com as principais ações realizadas e respectivos resultados alcançados pela ouvidoria. A oficina foi dividida em três momentos:

1 – Apresentação do balanço 2017-2020;

2 – Análise do Ambiente e das pesquisas de satisfação, com objetivo de identificar as necessidades do setor e os principais pontos que precisam atenção e melhoria.

3 – Indicação dos objetivos e ações que serão desenvolvidas.

A equipe debateu sobre as mudanças ocorridas no setor, o papel da Ouvidoria, as novas legislações, o novo perfil do usuário dos serviços públicos e principalmente a necessidade de inovar diante de um cenário social em constante transformação.

O novo plano reforça a necessidade de ampliar a política de dados abertos e a transparência ativa o que acarreta consequentemente melhora do Índice de Transparência do Município. Faz parte ainda do planejado, melhorar a divulgação do Portal da Transparência e a comunicação com a população e os outros órgãos municipais, assim como aprimorar as ferramentas de controle social para uma maior aproximação da Ouvidoria à população jaboatonense.

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes comemora o dia nacional do Ouvidor com o lançamento do Projeto Escola Cidadã.

Neste dia 16 de Março é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor. E para comemorar a data a Controladoria Geral do Município por meio da Ouvidoria Geral lança o Projeto “Escola Cidadã”.

O projeto é uma parceria entre a Controladoria e a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã e melhorar a prestação dos serviços públicos.

O mesmo será direcionado para estudantes da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano participantes dos grêmios estudantis e busca reforçar a importância da participação dessas lideranças nas ações cidadãs enquanto comunidade escolar.

O projeto abordará o papel da Ouvidoria como órgão de controle social, ressaltando a importância da participação popular na gestão pública municipal.

Serão realizadas oficinas ideativas, onde os estudantes serão estimulados a criar soluções inovadoras para melhorar a atuação da ouvidoria e a gestão da transparência no município.

Neste ano de 2020, serão contempladas 10 escolas públicas.

As escolas foram selecionadas, considerando o número de registros de manifestações no ano de 2019.

O projeto busca fortalecer e reafirmar o compromisso do Prefeito Anderson Ferreira com a transparência pública municipal.

Ouvidores da Prefeitura do Jaboatão participaram do Seminário Dia Nacional do Ouvidor

No dia 05 de março, ouvidores do Jaboatão dos Guararapes participaram do Seminário do Dia Nacional do Ouvidor promovido pelo Ministério Público de Pernambuco, com o tema: Integridade e Conexão.

Participaram do encontro Pricylla Lopes (Ouvidora Geral), Bartira Agra (Ouvidora da Saúde) e Diego Pernambuco (Interlocutor da Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública). O Seminário reuniu ouvidores do Ministério Público de Pernambuco, da Rede de Ouvidorias do Estado e Ouvidores de diversos Municípios com intuito de debater questões relacionadas ao dia a dia das ouvidorias públicas. Foram tratados temas como comunicação não violenta, integridade nas organizações e as novas ferramentas de comunicação.

Ouvidoria Geral implanta novo sistema digital para recebimento e tratamento de reclamações, denúncias, sugestões e elogios

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Controladoria Geral do município, implanta o sistema digital de ouvidoria eOuve. Uma solução moderna que visa melhorar a comunicação entre a Prefeitura e a população, garantir a transparência da gestão, melhorar a prestação dos serviços públicos, além de melhorar o monitoramento e o controle interno das demandas da ouvidoria.

A ferramenta conta com sistema de georreferenciamento, que permite a localização das reclamações e problemas da cidade, possibilitando aos gestores identificar as prioridades de cada bairro e planejar ações conjuntas, a fim de minimizar o tempo e o custo dos serviços. Toda a tramitação das manifestações ocorrerá de forma online e a população poderá acompanhar em tempo real o andamento das suas demandas, tornando o processo ainda mais transparente.

No novo sistema os munícipes poderão fazer suas solicitações, enviar até quatro arquivos. Após concluir o registro, o usuário receberá o número do protocolo e poderá acompanhar o andamento da solicitação online, dentro dos prazos previstos em lei.

O acesso ao e-Ouve poderá ser realizado pelo sistema web, por meio do site http://jaboataodosguararapes.eouve.com.br, ou ainda pelo aplicativo eOuve, que poderá ser baixado gratuitamente na loja virtual dos sistemas Android e iOS.

A Ouvidoria Geral continuará atendendo presencialmente na Av. Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres – Jaboatão dos Guararapes – CEP: 54.310-310 ou por meios dos telefones: 0800 081 8899 / (81) 3476-6066 no Horário de atendimento: 8h às 14h

Interlocutores de Ouvidoria de todas as secretarias e órgãos municipais participaram de treinamento para implantação do novo Sistema Eletrônico de Ouvidoria

Neste dia 18 de fevereiro de 2020, cerca de 30 servidores das diversas secretarias e órgãos municipais conheceram o novo sistema eletrônico para registro e tramitação de manifestações e pedidos de acesso à informação.

A partir de março, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes passará a utilizar o sistema digital eOuve. Uma solução moderna que visa melhorar a comunicação entre a Prefeitura e a população, além de melhorar o monitoramento e o controle interno das demandas de ouvidoria.

O Diretor da Empresa Webnets Celso Ricardo, responsável pelo desenvolvimento do sistema, esteve na cidade apresentando a nova ferramenta e qualificando os interlocutores das secretarias municipais que irão utilizar o sistema.

A ferramenta conta com sistema de georreferenciamento, que permite a localização da demanda, possibilitando aos gestores identificar as prioridades de cada bairro e planejar ações conjuntas, a fim de minimizar o tempo e o custo dos serviços. Toda a tramitação das manifestações ocorrerá de forma online  e a população poderá acompanhar em tempo real o andamento das suas demandas, tornando o processo ainda mais transparente.

O novo canal de comunicação estará disponível para à população em março e poderá ser acessado on-line, usando celular, tablet ou computador.

A Ouvidoria Geral continuará atendendo presencialmente na Av. Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres – Jaboatão dos Guararapes – CEP: 54.310-310 ou por meio dos telefones:
0800 081 8899 / (81) 3476-6066  no Horário de 8h às 14h.

Ouvidoria Geral do município apresenta os principais resultados de 2019

Importante canal de diálogo entre a Prefeitura e a população, a Ouvidoria Geral do município encerra o ano de 2019 com importantes resultados. Ao longo do ano, a Ouvidoria, desempenhou esforços para melhorar e aprimorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

O órgão investiu intensamente em melhorias de processos, fluxos, qualidade da resposta e no atendimento ao cidadão. Como resultado, tem apresentado crescimento significativo no percentual de resolutividade das demandas e na satisfação dos usuários.

Neste dia 18/02/2020, foi apresentado para todos os interlocutores o balanço geral de 2019, com os principais resultados alcançados no ano.

Entre os meses de janeiro a dezembro de 2019, o município recebeu 3332 manifestações de ouvidoria com um percentual de resolutividade de 88%, superando a média de 2018 que foi de 68%.

Já os Pedidos de Acesso à Informação apresentaram uma taxa de resolutividade de 99%, confirmando o compromisso da gestão municipal com a transparência pública. As principais solicitações foram sobre concursos e convocações de candidatos, processos licitatórios e contratos de prestadores de serviços.

A Ouvidoria tem como missão, fortalecer a comunicação com a sociedade, contribuir com a melhoria do controle social e garantir a transparência da gestão municipal e para isso, vem promovendo diversas capacitações, reuniões com a equipe e realizando um intenso monitoramento junto as secretarias e órgãos, no intuito de melhorar os processos e garantir a resposta e a satisfação dos usuários.

O balanço completo de 2019 poderá ser consultado no nosso Portal da Transparência por meio do link: https://portaldatransparencia.jaboatao.pe.gov.br/relatorio-estatistico/

PREFEITURA DO JABOATÃO LANÇA NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Controladoria Geral do Município, disponibilizou o novo portal da Transparência. A ferramenta foi pensada e estruturada pela Ouvidoria Geral e Superintendência de Tecnologia da Informação, no intuito de fortalecer o controle social e garantir maior transparência da gestão pública municipal. A nova versão apresenta melhorias e funcionalidades que facilitam a navegação por parte do usuário, possibilita maior interatividade, além de disponibilizar informações detalhadas sobre os gastos públicos do Executivo Municipal.

Entre as principais mudanças e melhorias se destacam o acompanhamento das obras públicas realizadas na cidade. Dessa forma, o cidadão poderá verificar todas as intervenções que estão sendo realizadas, as empresas contratadas, a fonte de recursos, o tempo de vigência e o custo do serviço. O usuário pode, ainda, acompanhar o balanço das ações realizadas pela gestão ao longo do ano. No portal, estão disponibilizados diversos recursos acessíveis, a fim de tornar a ferramenta em um espaço digital acessível para todos, apresentando o conteúdo de modo simples e fácil compreensão.

Outra opção oferecida é o canal direto para Pedidos de Acesso à Informação e para Ouvidoria. Nele, o usuário poderá acessar o link direto do E-SIC para solicitar dados, assim como acessar à página da Ouvidoria Geral do Município para registrar elogios, sugestões, reclamações e denúncias direcionadas à gestão municipal. Além disso, o site ficou mais intuitivo, com uma interface leve, autoexplicativa e de fácil compreensão, na qual o usuário poderá navegar com mais facilidade.