Registre sua Manifestação

Registre sua Manifestação

Leia atentamente as instruções para prosseguir e abrir sua manifestação em seguida clique em ” ABRIR MANIFESTAÇÃO ” .

COMO PREENCHER O FORMULÁRIO

O registro da manifestação através do site da Ouvidoria de Jaboatão dos Guararapes tem por objetivo facilitar o atendimento ao munícipe que deseja realizar uma denúncia, elogio, sugestão, pedir informação ou que não foi atendido em sua solicitação de serviço, quer por falta de resposta ou solução insatisfatória.
O preenchimento correto é importante para que a Ouvidoria possa manter um contato com o munícipe. Dados imprecisos podem dificultar ou até mesmo impedir a finalização do problema.

PREENCHENDO O FORMULÁRIO – PASSO A PASSO

1) Primeiramente o usuário deve escolher se deseja que a manifestação seja:

– Anônima: quando o cidadão não informa um meio de contato;
– Identificada: quando o cidadão informa um meio de contato ou
– Sigilosa: quando o cidadão informa um meio de contato e solicita que seja guardado sigilo sobre a sua identificação.

2) Caso opte por ser a manifestação identificada ou sigilosa, deverá preencher os seus dados pessoais, tais como nome, endereço, telefone.

3) Em seguida, o cidadão deve escolher o tipo da sua manifestação, que pode ser:

Sugestão: ocasião em que o munícipe apresenta uma proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;

Elogio: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

Reclamação: ocasião em que o munícipe regista uma demonstração de insatisfação relativa ao serviço público realizados pela administração pública municipal.

Denúncia: comunicação de irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública ou queixas relacionadas ao servidor público, tais como exercício negligente ou abusivo do cargo, emprego ou função, prática de atos de corrupção, entre outras.

Informações gerais: quando o munícipe requer informações de caráter geral sobre serviços e procedimentos da administração pública.

Serviços: solicitações iniciais de serviços tais como poda de árvore, limpeza, fiscalização, cumprimento da lei do silêncio urbano, entre outros, devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos responsáveis, através do CAC pelo site ou diretamente nas regionais.

Sendo assim, ao clicar em serviços, o usuário será direcionado ao site da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) para o registro da sua solicitação inicial.

Pedido de Acesso à Informação: qualquer informação pública produzida ou sob guarda dos órgãos e entidades da Administração Pública, desde que ela não se enquadre nas exceções previstas na LAI.

4) Após identificar o tipo da manifestação, o usuário deve descrever sua demanda com o máximo de detalhes possível (local dos fatos, referências, nome de funcionários, etc),sem fugir do assunto que o(a) motivou a procurar a Ouvidoria.

5) Por fim, se desejar, poderá anexar arquivos à sua manifestação.

6) Após concluir o registro da sua manifestação, o cidadão deverá anotar o protocolo fornecido, para que possa acompanhar o seu andamento através do site da Ouvidoria.