Ouvidoria Geral: Comemora 10 anos de fortalecimento da participação cidadã e transparência

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A Ouvidoria Geral do Município do Jaboatão dos Guararapes foi criada em 10 de maio de 2013, por meio da Lei Complementar nº 15/2013. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental como espaço de acolhida e escuta da população, recebendo, analisando e encaminhando solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios dos cidadãos em relação aos serviços prestados pelo município.

A missão da Ouvidoria é garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando como ferramenta de gestão e instrumento de controle social e transparência. Além disso, tem como objetivo propor melhorias contínuas na prestação do serviço público, visando sempre o bem-estar e a satisfação da população.

Ao longo de seus 10 anos de existência, a Ouvidoria tem se empenhado em aprimorar seus serviços, ampliar os canais de atendimento e melhorar os serviços ofertados à população jaboatonense, garantindo a participação social como exercício da cidadania.

Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se:

01 Regulamentação da atuação da Ouvidoria e do Acesso à Informação por meio de decretos específicos, proporcionando uma base sólida para o trabalho do órgão.

02 Ampliação dos canais de atendimento, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de registrar manifestações por meio de diferentes meios, como 0800, telefone, atendimento presencial, site, e-mail, aplicativo, fale conosco e, recentemente, WhatsApp.

03 Melhoria da comunicação da Ouvidoria, com a criação de um site exclusivo para o órgão e a utilização das redes sociais para informar a população sobre suas atividades e serviços.

04 Criação da função do interlocutor, facilitando a comunicação entre a Ouvidoria e as Unidades Gestoras, agilizando os processos e proporcionando respostas mais efetivas aos cidadãos.

05 Aumento da equipe de atuação da Ouvidoria, passando de 3 para 7 servidores, permitindo um melhor atendimento à demanda crescente.

06 Modernização dos processos de tramitação das manifestações de ouvidoria por meio de ferramentas eletrônicas, garantindo um melhor controle e gestão dos prazos de resposta aos cidadãos.

07 Investimento em capacitações e qualificações dos interlocutores e equipe da ouvidoria, buscando sempre aprimorar os conhecimentos e habilidades para um melhor atendimento.

08 Conquista de uma nova sede em 2021, proporcionando mais espaço e conforto para receber a população, permitindo uma escuta individualizada e humanizada.

09 Realização de ações conjuntas com as Secretarias Municipais para otimizar a escuta da população, buscando soluções conjuntas para os problemas identificados.

10 Atuação itinerante da Ouvidoria, participando do programa Mais Jaboatão.

No último dia 10 de maio a Ouvidoria comemorou os 10 anos em uma manhã festiva na sua sede, onde a atual Ouvidora Geral Lorena Ventura,  recebeu Luci Lopes, Ouvidora Geral de 2017 a 2018; Pricylla Lopes, Ouvidora Geral de 2019 a 2023; Andrea Costa Secretaria Municipal de Administração; Carlos Montarroyos Controlador Geral; Andrea Medeiros Primeira Dama do Município; Mano Medeiros Prefeito do Jaboatão dos Guararapes e usuários que vieram prestar homenagens ao trabalho desenvolvido pela Ouvidoria ao longo dos anos.