Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
[dkpdf-button]

Neste mês de setembro a Ouvidoria Geral iniciou o projeto “Escola Cidadã”.
A ação é uma parceria entre a Controladoria Geral do município, Ouvidoria e a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã, fortalecer a transparência e melhorar a prestação dos serviços públicos municipais.

O projeto é direcionado para estudantes da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano, participantes dos grêmios estudantis e representantes de sala e busca reforçar a importância da participação dessas lideranças nas ações cidadãs enquanto comunidade escolar.

Para a Secretária de Educação Ivaneide Dantas “A parceria com a Controladoria Geral do município, busca fortalecer o protagonismo dos grêmios estudantis, reforçando o papel dos estudantes no exercício da cidadania. É importante que os estudantes conheçam os mecanismos corretos de diálogo e controle como a Ouvidoria e o Portal da Transparência, entendendo seus direitos e deveres como cidadãos jaboatonense.”

Para a primeira Dama do município a senhora Andrea Ventura “o projeto vem reforçar as diversas ações de estímulo a participação social desenvolvidas pela gestão do Prefeito Mano Medeiros. É importante estreitar o diálogo com a comunidade escolar, ouvir as necessidades e construir soluções coletivas para garantir a transparência e efetiva prestação do serviço público.”

O projeto Escola Cidadã teve início em março de 2020, porém precisou ser interrompido em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em 2022, 06 escolas serão contempladas onde serão realizadas oficinas ideativas com a metodologia do desing thinking, abordando temas como participação social, pequenas corrupções, direitos e deveres dos cidadãos e o papel da Ouvidoria como órgão interlocutor entre a população e a gestão pública municipal.
Os estudantes são estimulados a criar soluções inovadoras para garantir ou melhorar a prestação dos serviços públicos municipais além de fortalecer a transparência pública.
O projeto reafirma o compromisso do Prefeito Mano Medeiros com o controle social e a transparência da gestão.