A Controladoria Geral do Jaboatão dos Guararapes – CGM em parceria com a Secretaria Executiva de Governo Digital, iniciou em abril de 2023, a implementação de metodologias ágeis no desenvolvimento de seus processos e projetos.
A gestão ágil já faz parte da rotina de grandes empresas como Google, Amazon, Spotify e muitas outras, líderes da tecnologia e da indústria.
Contudo, este movimento vem ganhando cada vez mais espaço no contexto governamental, apesar de ser um grande desafio, principalmente por requerer uma mudança organizacional e de cultura do setor público.
Gestão ágil corresponde a um conjunto de práticas e métodos que promove a flexibilidade, a adaptação contínua e a eficiência do trabalho, permitindo que as organizações entreguem resultados de alta qualidade de forma mais rápida, eficiente e responsiva às mudanças. Entre as principais ferramentas da gestão ágil é possível destacar o Scrum, Kanban, Lean, o design thinking e o OKR. Além disso, o método traz como princípios a colaboração, a transparência, interação, comunicação, foco no cliente e melhoria contínua.
A CGM deu início à implementação do método ágil, adotando o Kanban por meio da plataforma online Trello e o Scrum para a condução de auditorias e outros projetos desenvolvidos pelo órgão.
Nesta semana, foi a vez de incorporar o Design Thinking e o OKR (Objetivos e Resultados-Chave) como ferramentas adicionais para a realização do planejamento estratégico para 2024. A equipe da CGM de forma colaborativa pode analisar o atual cenário e pensar soluções criativas e inovadoras que irão contribuir para melhorar os processos, aumentar a eficiência operacional, reduzir o desperdício, qualificar a tomada de decisão e garantir a entrega de serviços públicos de qualidade à população.
Essa mudança está alinhada com as melhores práticas de gestão e governança e busca fortalecer a capacidade da Controladoria em atender às demandas crescentes por transparência, eficiência e responsabilidade na administração pública municipal.